PROJETO DE LEI 033/2023-GP “DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS VINCULADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”
PROJETO DE LEI 033/2023-GP
“DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS
VINCULADOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”
ANTÔNIO COLEHO RODRIGUES, PREFEITO MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO,
Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara
Municipal de Vereadores aprovou e ele sanciona a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam criados, no Quadro Funcional da
Secretaria de Educação, os seguintes cargos de provimento em comissão de livre
nomeação e exoneração: Diretor Escolar, Diretor Escolar Adjunto, Orientador
Escolar e Coordenador Administrativo.
Art. 2º A descrição dos cargos bem como carga
horária e remuneração são determinadas conforme o Anexo I e II da presente lei.
Art.
3º As despesas com a
execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias,
suplementadas se necessário.
Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de
sua publicação revogando as disposições em contrário.
GABINETE
DO PREFEITO MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO, Estado
do Maranhão, em 15 de maio de 2023.
ANTÔNIO
COELHO RODRIGUES
PREFEITO
MUNICIPAL
ANEXO I
CARGOS
COMISSIONADOS
CARGO |
JORNADA DE
TRABALHO SEMANAL |
QUANT. |
SALÁRIO R$ |
ÁREA FORMAÇÃO |
DIRETOR ESCOLAR
– ESCOLA ACIMA DE 501 ALUNOS |
40 horas |
04 |
R$ 4.900,00 |
Formação de Nível Superior na área da educação |
DIRETOR ESCOLAR
– ESCOLA DE 401 A 500 ALUNOS |
40 horas |
02 |
R$ 4.792,00 |
Formação de
Nível Superior na área da educação |
DIRETOR ESCOLAR
– ESCOLA DE 301 A 400 ALUNOS |
40 horas |
02 |
R$ 4.696,00 |
Formação de
Nível Superior na área da educação |
DIRETOR ESCOLAR – ESCOLA DE 201 A 300 ALUNOS |
40 horas |
03 |
R$ 4.592,00 |
Formação de Nível Superior na área
da educação |
DIRETOR ESCOLAR – ESCOLA ATÉ 200 ALUNOS |
40 horas |
09 |
R$ 4.497,00 |
Formação de Nível Superior na área
da educação |
DIRETOR ADJUNTO ESCOLAR |
40 horas |
06 |
R$ 3.900,00 |
Formação de Nível Superior na área
da educação |
ORIENTADOR
ESCOLAR ACIMA DE 501 ALUNOS ATENDIDOS |
40 horas |
06 |
R$ 4.345,63 |
Formação de Nível
Superior na área da educação |
ORIENTADOR
ESCOLAR DE 401 A 500 ALUNOS ATENDIDOS |
40 horas |
04 |
R$ 4.285,63 |
Formação de
Nível Superior na área da educação |
ORIENTADOR
ESCOLAR DE 301 A 400 ALUNOS ATENDIDOS |
40 horas |
04 |
R$ 4.232,63 |
Formação de
Nível Superior na área da educação |
ORIENTADOR
ESCOLAR DE 201 A 300 ALUNOS ATENDIDOS |
40 horas |
03 |
R$ 4.174,63 |
Formação de
Nível Superior na área da educação |
ORIENTADOR
ESCOLAR ATÉ 200 ALUNOS ATENDIDOS |
40 horas |
09 |
R$ 4.125,63 |
Formação de
Nível Superior na área da educação |
COORDENADOR
ADMINISTRATIVO |
40 horas |
06 |
R$ 3.100,00 |
Formação de
Nível Superior na área da educação |
ANEXO II
ATRIBUIÇÕES DOS
CARGOS
DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DO CARGO |
|
DENOMINAÇÃO: Diretor Escolar |
|
CLASSIFICAÇÃO |
|
GRUPO OCUPACIONAL: Nível Superior |
|
CATEGORIA FUNCIONAL: Atividades
Profissionais |
|
|
|
|
|
ATRIBUIÇÕES DO CARGO |
•
Administrar a escola e seus recursos humanos, materiais e financeiros em
consonância com o Departamento Municipal de Educação;
•
Planejar a execução do Programas de Trabalho Pedagógico, como a elaboração de currículo
e calendário escolar e outros afins e organização das atividades administrativas,
analisando a situação da escola e as necessidades do ensino, solicitando a
cooperação do conselho de professores, para assegurar bons índices de rendimento
escolar;
•
Analisar o plano de organização das atividades dos professores, como
distribuição de turnos, horas/aula, disciplinas e turmas sob a responsabilidade
de cada professor, examinando em todas suas implicações, para verificar a
adequação do mesmo às necessidades do ensino.
•
Coordenar os trabalhos administrativos, supervisionando a admissão de alunos, previsão
de materiais e equipamentos e providenciando alimento e transportes para os alunos,
a fim de assegurar a regularidade no funcionamento da entidade que dirige;
•
Estabelecer o regulamento da escola, traçando normas de disciplina, higiene e comportamento
para propiciar ambiente adequado à formação física, mental, intelectual e
espiritual dos alunos;
•
Atualizar-se no tocante à legislação oficial, consultando códigos, editais e
estatutos referentes ao ensino para dirigir a escola segundo os padrões
exigidos;
•
Comunicar às autoridades de ensino ou à diretoria geral da entidade
educacional, os trabalhos pedagógico-administrativos da escola enviando
relatórios e outros informes ou prestando pessoalmente os esclarecimentos
solicitados para possibilitar-lhes o controle do processo administrativo;
• Observar
e cumprir as normas de higiene e segurança do trabalho;
• Executar outras tarefas correlatas, à critério do superior
imediato.
ESPECIFICAÇÕES |
Formação
de Nível Superior na área da educação.
DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DO CARGO |
|
DENOMINAÇÃO: DIRETOR ESCOLAR
ADJUNTO |
|
CLASSIFICAÇÃO |
|
GRUPO OCUPACIONAL: Nível Superior |
|
CATEGORIA FUNCIONAL: Atividades
Profissionais |
|
|
|
|
|
ATRIBUIÇÕES DO CARGO |
·
Assessorar
o Diretor no tocante à pesquisa, ao planejamento, ao controle, coordenação e
comando da Escola e avaliação do processo educacional e responsabilizar-se pela
escola na ausência do Diretor;
• Desempenhar funções de ajuda ao bom funcionamento da unidade;
• Cumprir as determinações do Diretor da escola e de superiores;
• Cuidar do quadro de presença e horário de professores e demais
servidores;
• Observar e cumprir as normas de higiene e de segurança do
trabalho;
• Executar outras tarefas correlatas, à critério do superior
imediato;
• Substituir o Diretor em seus impedimentos legais.
ESPECIFICAÇÕES |
Formação
de Nível Superior na área da educação.
DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DO CARGO |
|
DENOMINAÇÃO: ORIENTADOR ESCOLAR |
|
CLASSIFICAÇÃO |
|
GRUPO OCUPACIONAL: Nível Superior |
|
CATEGORIA FUNCIONAL: Atividades
Profissionais |
|
|
|
|
|
ATRIBUIÇÕES DO CARGO |
·
Implementar a execução do projeto
pedagógico/instrucional, acompanhar o desenvolvimento do trabalho
docente/autor, assessorar o trabalho docente, administrar a progressão da
aprendizagem, observar o processo de trabalho em salas de aula, visitar
rotineiramente as escolas, acompanhar a produção dos alunos, acompanhar a
trajetória escolar do aluno, elaborar textos de orientação, produzir material
de apoio pedagógico, observar o desempenho das classes, analisar o desempenho
das classes, reunir-se com conselhos de classe, observar conselhos de classe e
de escola, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, analisar a
execução do plano de ensino e outros regimes escolares, sugerir mudanças no
projeto pedagógico, coordenar projetos e atividades de recuperação da
aprendizagem, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico,
coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como
subsídios, administrar recursos de trabalho, administrar conflitos
disciplinares entre professores e alunos, intervir na aplicação de medidas
disciplinares, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento
escolar, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, organizar
encontro de educandos, interpretar as relações que possibilitam ou
impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
·
Avaliar o desenvolvimento do
projeto pedagógico/instrucional , construir sistema de avaliação, construir
instrumentos de avaliação, valorizar experiências pedagógicas significativas,
detectar eventuais problemas educacionais, propor soluções para problemas
educacionais detectados, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação
com os princípios do projeto pedagógico, possibilitar a avaliação da escola
pela comunidade, avaliar o desempenho das classes/turmas, avaliar o processo de
ensino e de aprendizagem, verificar o cumprimento das metas, avaliar a
instituição escolar, participar da avaliação proposta pela instituição, avaliar
o desempenho profissional dos educadores, avaliar a implementação de projetos
educacionais, avaliar os planos diretores, participar das avaliações externas,
avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, lingüística e
grafoperceptiva da criança, propor ações que favoreçam a maturação da criança,
elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, analisar resultados das
avaliações;
·
Viabilizar o trabalho coletivo ,
criar mecanismos de participação/interação, criar espaços de
participação/interação, organizar os espaços e os mecanismos de
participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, estimular a
participação dos diferentes sujeitos, equalizar informações, contribuir para
que as decisões expressem o coletivo, estimular a transparência na condução dos
trabalhos, organizar reuniões com equipes de trabalho, valorizar a participação
das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, estimular a participação nas
instituições associativas, criar e recriar normas de convivência e
procedimentos de trabalho coletivo, planejar reuniões com equipes de trabalho,
formar equipes de trabalho, promover estudos de caso;
·
Coordenar a (re) construção do
projeto pedagógico/instrucional , levantar necessidades educacionais e sociais,
caracterizar o perfil dos alunos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças
sociais, políticas, tecnológicas e culturais, contextualizar historicamente a
escola, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, identificar os
princípios norteadores da escola/instituição, explicitar os princípios
norteadores do projeto pedagógico, estabelecer sintonia entre a política
educacional do país e o projeto pedagógico da escola, fornecer subsídios
teóricos, traçar objetivos educacionais, traçar metas educacionais, planejar
ações de operacionalização, articular a ação da escola com outras instituições,
articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e
ao adolescente, assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à
demanda por vagas, administrar a demanda por vagas, participar da elaboração e
reelaboração de regimentos escolares, buscar assessoria para viabilizar o
projeto pedagógico/instrucional, assessorar as escolas/instituições, estabelecer
sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, promover
o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do
discente, da instituição escolar e da família;
·
Elaborar projeto instrucional ,
identificar contexto de aprendizagem, identificar público alvo, elaborar
objetivos, mapear competências, mapear conteúdo, definir estratégias de ensino,
definir mídias, definir abordagem de comunicação, descrever atividades,
dimensionar carga horária, propor estratégias de participação/interação, propor
alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), propor
mecanismos de acessibilidade, criar mecanismos de usabilidade, definir escopo,
definir processos de avaliação, traçar cronograma de execução;
·
Desenvolver projeto
pedagógico/instrucional , orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional,
mediar informações entre autor e equipe de produção, participar da criação do
projeto gráfico, roteirizar material, adequar linguagem textual e imagética,
elaborar atividades, garantir a integridade instrucional, compatibilizar carga
horária por atividades, orientar equipe de produção, acompanhar equipe de
produção, acompanhar processo de revisão, descrever estrutura do ambiente de
aprendizagem, validar material revisado, realizar controle de qualidade,
validar produto final;
·
aprofundar a reflexão sobre
currículos e metodologias de ensino, aprofundar a reflexão sobre o
desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, selecionar referencial teórico,
selecionar bibliografia.
ESPECIFICAÇÕES |
Formação
de Nível Superior na área da educação.
DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DO CARGO |
|
DENOMINAÇÃO: Coordenador
Administrativo |
|
CLASSIFICAÇÃO |
|
GRUPO OCUPACIONAL: Nível Superior |
|
CATEGORIA FUNCIONAL: Atividades
Profissionais |
|
|
|
|
|
ATRIBUIÇÕES DO CARGO |
·
Administrar,
orientar e coordenar programas, setores e ações vinculados a sua lotação.
·
Coordenar as
atividades administrativas funcionais de suporte às atividades de ensino.
·
Assessorar os
órgãos a qual se vincula na elaboração e publicações de Editais.
·
Distribuir
os serviços administrativos e zelar pelo cumprimento dos mesmos.
·
Redigir,
expedir toda correspondência relativa ao serviço administrativo, submetendo-a
antecipadamente à aprovação da Direção.
·
Manter
organizados os relatórios e documentos referentes ao corpo docente e
técnico-administrativo.
·
Manter
atualizado o registro da frequência dos técnico-administrativos e encaminhar a
documentação relativa às férias dos docentes e técnico-administrativos.
·
Receber
atestado e justificativa das ausências dos docentes e técnico-administrativos
submetendo-os antecipadamente à Direção.
·
Manter em
ordem a documentação dos docentes efetivos e substitutos e prestar
esclarecimentos quando solicitado.
·
Comunicar
aos órgãos competentes irregularidades referentes aos docentes e
técnico-administrativos.
·
Receber as
solicitações de passagens e diárias e os relatórios ao final das mesmas.
·
Solicitação
e gerenciar o controle do material de consumo e permanente.
·
Administrar
os serviços de terceiros e a merenda escolar.
·
Administrar
a manutenção das dependências físicas e materiais permanentes do Colégio de
Aplicação.
·
Montar
processos para a contratação de docentes efetivos e substitutos.
ESPECIFICAÇÕES |
Formação
de Nível Superior na área da educação.